O reinado do Instagram está chegando ao fim? 
Tio Zuck que se cuide. De uns tempos pra cá, com a ascensão do TikTok, as reuniões dos executivos do Instagram nunca mais devem ter sido as mesmas.
O mundo das redes sociais, que, há alguns anos, era dominado pelo ecossistema da Meta — com destaque para o Instagram — veio mudando nos últimos tempos, principalmente com o crescimento repentino da rede social chinesa.
Pra te dar uma noção de quão rápido foi o crescimento do TikTok, veja quanto tempo algumas das principais redes sociais demoraram para atingir seu primeiro (ou único) bilhão de usuários:
O TikTok foi o mais rápido?
Teoricamente, não. É, você já viu no gráfico que não (risos). Por outro lado, a rede social chinesa, que alcançou 1 bilhão de usuários em setembro do ano passado, pode ser considerada a primeira independente a atingir tal feito.
- Como assim? O Facebook Messenger, antes de se tornar um aplicativo separado, era uma funcionalidade que existia dentro do app e do site principal do Facebook.
Dessa forma, mesmo antes de seu lançamento, o app já contava com muitos milhões de usuários. Portanto, ao fazermos uma comparação “mais justa”, a rede social da ByteDance sai na frente.
No entanto…
Quando analisamos o número de usuários mensais ativos de cada rede social, o TikTok ainda está atrás de seus competidores. Veja o ranking:
- Facebook: 2,9 bilhões;
- YouTube: 2,6 bilhões;
- WhatsApp: 2 bilhões;
- Instagram: 1,5 bilhão
- WeChat: 1,3 bilhão
- TikTok: 1 bilhão.
Embora exista uma longa jornada para o TikTok chegar ao topo, a rede social ainda está no crédito. Seu surgimento foi no final de 2016, enquanto seu principal concorrente, o Instagram, já existe desde 2010 (e foi comprado pelo Facebook em 2012).
Dito isso, fica aqui o questionamento: será que a rede social chinesa ainda vai se tornar a mais popular do mundo? Vale refletir. Até porque, isso é algo que já vem acontecendo em alguns países. Um bom exemplo é nosso querido Brasil: