Brasil fecha 2022 com crescimento de 2,9% do PIB
R$ 9,9 trilhões. Esse foi o PIB do Brasil em 2022, um crescimento de 2,9%, apesar da queda de 0,2% no 4° trimestre em relação ao mesmo período do ano anterior.
Isso significa uma desaceleração — o que é diferente de queda — em relação ao crescimento de 5% de 2021. Por sua vez, 2021 tinha sido um ano de recuperação após a queda em 2020.
O destaque da alta ficou para o setor de serviços — o principal da economia BR —, ainda muito impactado pelo movimento de reabertura, que impulsionou o consumo.
(Imagem: Reuters | Reprodução)
PIB é a sigla para Produto Interno Bruto, que representa a soma de todos os bens e serviços finais produzidos por um país. Ele é um dos principais indicadores de uma economia.
Através dele, é possível entender o tamanho de uma economia e quão aquecida ela está em determinado momento. É o PIB a métrica que usamos para a lista de maiores economias do mundo.
- E se você está se perguntando, ficamos como a 12ª maior economia do planeta. Pra dar uma ideia, a gente representa cerca de 2% do PIB global.
Considerando a variação de 2,9% ano a ano, o Brasil foi o 35° país que mais cresceu, dos 54 que já divulgaram seus números de 2022 — logo depois da China, que cresceu 3%.
Repercutiu
O presidente Lula lamentou o resultado, dizendo que a economia do Brasil não cresceu no ano passado. Ele afirmou que tem o desafio de fazer a economia voltar a crescer, através de investimentos.
Enquanto isso, a sua ministra do Planejamento, Simone Tebet, considerou o resultado do PIB uma boa notícia.
Ela disse esperar que o Banco Central dê um “gesto positivo” a favor do Brasil, se referindo a uma redução na taxa de juros — motivo de muitas farpas recentes entre o BC e o governo.
fonte: https://thenewscc.com.br/